Sítio Agar

pagina_conheca_sitio
Infra-estrutura completa para atender as crianças

O Sítio Agar possui quatro casas, sendo três (chamadas de Agar) para crianças HIV e uma para aquelas afastadas de suas famílias (Casa de Ismael), sendo 2.500m² de área construída e total de 12.000m².

As crianças do Sítio Agar estudam, se divertem e recebem os cuidados médicos que necessitam para ter uma vida normal.

Educação - estudar é obrigatório no Sítio. Faltar só é permitido para ir ao hospital, que geralmente ocorre uma vez por mês. Assim que as crianças voltam da escola é hora de fazer a lição de casa, sendo o monitor  responsável por supervisionar a tarefa. As crianças frequentam as escolas da região (cinco no total) em dois turnos. Para levar e trazer as crianças, o Sítio possui veículos especialmente para esta função. Quem tem mais de 11 anos vai a pé ou de ônibus para criar o sentido de responsabilidade e independência.

Saúde - as crianças do Sítio Agar tomam, diariamente, remédios para controle do vírus HIV, o chamado coquetel. Há uma sala especialmente reservada para esse fim, na qual há uma tabela com a medicação diária. Cada criança recebe a dose receitada para ela. Além disso, uma vez por mês, elas fazem uma consulta de rotina no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, onde recebem medicação para controle viral. Algumas crianças fazem tratamento especial com psicólogos e fisioterapeutas.

Alimentação e Lazer - o Sítio Agar é definido pelas doações de alimentos e dinheiro que o Sítio Agar recebe. As monitoras são responsáveis pelo preparo do café-da-manhã, que começa antes das 7hs, e a cozinheira e suas ajudantes pelo almoço e jantar. Para as crianças HIV positivo, as refeições são preparadas com cuidados especiais, para deixá-las mas balanceadas.

Integração e Lazer - o Sítio Agar se preocupa com a integração das crianças e por isso as incentiva a participarem das atividades da comunidade, sejam elas esportivas ou festivas, como eventos, jogos, festas junina e etc. Além da estrutura de lazer composta por piscina e playgroun, todo mês de janeiro, as crianças fazem uma viagem de férias para locais turísticos.

Casa de Ismael - Casa transitória

A casa de Ismael é um abrigo ou uma casa transitória na qual abrigamos as crianças afastadas de seus pais judicialmente, seja por violência doméstica ou por falta de condições de sobrevivência.
Enquanto se espera uma solução do Juiz responsável, a Casa de Ismael oferece um ambiente amoroso e equilibrado e uma rotina como em toda casa: alimentar-se bem, ir à escola, participar de oficinas, conviver com outras crianças, ter obrigações e responsabilidades.

A Casa de Ismael conta com uma equipe de profissionais e voluntários disponíveis 24 horas por dia, ouvindo, confortando e ajudando as crianças e com o respaldo de psicólogos e terapeutas, sempre que necessário.


Assintam a reportagem feita pelo Jornal Gazeta.